Coordenadores do Beatitude e professores da Faculdades EST realizam missão em Portugal e Alemanha

Na semana de 2 a 9 de maio, os coordenadores gerais do Centro Beatitude, Prof. Dr. Júlio Cézar Adam e Prof. Ms. Clairton Puntel, visitaram instituições em Portugal e Alemanha.

A primeira visita foi à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, Portugal. Com recepção realizada pelo Prof. Dr. Daniel Mineiro, investigador integrado na Área Científica de Ciência das Religiões (2019) e membro do Centro de Estudos Filosóficos da Universidade Católica Portuguesa (2011), foram tratadas questões relacionadas a parcerias com o Centro Beatitude e a Faculdades EST. Além disso, a visita à ULHT também culminou com a palestra “Religião Vivida, Espiritualidade, Mindfulness com movimentos de sentido”, ministrada por Júlio Cézar e Clairton.

De acordo com Júlio, o mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Lisboa é uma referência importantíssima para a Faculdades EST e para o Beatitude. “Em conversa com o Professor Daniel, vislumbramos possiblidades de desenvolvermos formações em conjunto através do Beatitude. Daniel tem pesquisado, p. ex., sobre espiritualidades contemporâneas relacionadas à cultura pop e cultura em geral. No que se refere ao Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST, seguiremos em tratativas sobre parceria institucionais de pesquisa e de intercâmbio”, declarou.

Ainda em Portugal, os professores visitaram o Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS). Onde o professor Clairton cursou parte de seu mestrado sanduiche no Programa de Pós-graduação de Ciências da Educação – especialização em educação e desenvolvimento comunitário/Leiria.

Foram recebidos pelas professoras Profa. Maria João Pinto dos Santos, Profa. Jenny Sousa e Profa. Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto (Coordenadora do mestrado). Desenvolveram dois workshops dentro do Seminário Maio criativo:  o primeiro com a temática “Regulação emocional, Mindfulness e Bem viver” direcionados aos estudantes da licenciatura em educação social” e o segundo com a temática “Mindfulness e espiritualidade em cartaz: uma análise a partir do cinema” direcionado aos estudantes do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas.

Segundo Clairton, o Instituto Politécnico de Leiria e sua Escola Superior de Educação e Ciências Sociais são muito conhecidos pelo seu trabalho prático no campo das intervenções junto à comunidade e isso vai ao encontro do trabalho realizado por nós do Centro Beatitude e da Faculdades EST.

“A possibilidade de estreitamentos entre o ILP e o Centro Beatitude/EST nos deixa contentes pois nos dias de hoje o conhecimento acadêmico não se faz só. Além de possibilidades de parceria com o Beatitude, tratou-se sobre intercâmbios com a graduação em Musicoterapia da Faculdades EST”, destacou.

Em seguida, os coordenadores viajaram para Tübingen, na Alemanha. Ali pesquisas da teologia prática e da homilética, bem como a proposta do Beatitude foram apresentadas no Workshop The Rationality and Rhetoric of Preaching. Current Homiletical Challenges. Organizado pela profa. Dra. Birgit Weyer e pelo prof. Dr. Gerald Kretzschmar, pelo segundo ano consecutivo, o evento contou com participantes de diferentes países. Prof. Júlio Cézar palestrou sobre Decolonial Homiletics? Possibilities of Intersections between Preaching, Spirituality and Buen Vivir. Prof. Clairton visitou o Centro Brasileiro de Baden-Württemberg, ligado à Universidade de Tübingen . Tanto com a prof. Dra. Birgit Weyel, decana da Faculdade Evangélica de Teologia da Uni Tübingen, quanto com o Centro Brasileiro se dialogou sobre possíveis parcerias com a Faculdades EST.

“A apresentação da proposta do Beatitude como parte da Faculdades EST, bem como sobre as pesquisas em espiritualidade, psicologia e bem viver, foram recebidas com muito interesse por parte dos participantes do workshop, bem como por parte da Universidade de Tübingen, uma das mais importantes da Alemanha”, afirmou Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *