O tema da formação é Espiritualidade e Mindfulness como ferramentas de conexão com a vida. O objetivo é formar professores a partir da espiritualidade e do mindfulness como forma de qualificar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades psicoespirituais pessoais e de alunos.
Em tempos de crise sanitária e de sentido como a que vivemos, o ser humano, mais do que nunca, precisa fortalecer a resiliência através de suporte emocional e espiritual. Por isso, tem crescido a demanda por formação e capacitação no âmbito da espiritualidade, da qualidade e do sentido da vida. A escola é um desses espaços onde mais e mais a pergunta pela espiritualidade, o sentido da vida, a conexão com aquilo que é essencial tem surgido, seja por parte de alunos, professores e famílias.
Neste sentido, a AVAEC planejou para o ano de 2022 refletir e criar metodologias a partir do tema institucional Movimento de Conexão da vida à sua essência. Uma das formas de desenvolver esta reflexão e criar metodologias e estratégias é o desenvolvimento aprofundado da espiritualidade. Neste sentido, através do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, apresentamos aqui uma proposta de formação de professores em espiritualidade.
A proposta de formação para corpo docente da AVAEC será baseada na espiritualidade como busca inerente de cada pessoa do significado e do propósito definitivos da vida. Este significado e propósito pode ser encontrado na religião, mas também, pode ser algo mais amplo, incluindo a relação com uma figura divina ou com a transcendência, relações com os outros, bem como a espiritualidade encontrada na natureza, na arte e no pensamento racional. (Koenig, 2012, p. 13). Dentro desta perspectiva, a formação irá focar na espiritualidade como dimensão humana, dando especial atenção à prática, à vivência, à atitude, ao comportamento e à busca por qualidade e sentido de vida, em um movimento de conexão com o essencial da vida, algo condizente com as normativas que regem a educação no país.
Uma das ferramentas que será utilizada na abordagem será o mindfulness. Mindfulness tem por base o autoconhecimento, através da prática de concentração e atenção no momento presente, assumindo uma postura sem julgamentos, com aceitação e abertura a experiências (Bishop et al., 2004). Em diálogo com a espiritualidade, a capacitação irá focar no mindfulness como foco na regulação, na redução e no controle emocional e atencional, na busca de reduzir o sofrimento e criar conexões e estratégias de enfrentamento mais assertivas.
A proposta é apresentar, portanto, a espiritualidade como uma dimensão humana de busca do sentido da vida através de um processo individual e coletivo que envolve a vivência, a experiência e o exercício. Neste sentido, além da formação teórica com base referencial teórico, a formação investirá no desenvolvimento pessoal e prático dos professores. Com base neste conhecimento, os professores poderão desenvolver a espiritualidade e o mindfulness em sala de aula e nas atividades curriculares da escola.